segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Novidades no PIRANOPIRA

Como todo começo de ano também é um recomeço...
Recomeçam os trabalhos do PIRANOPIRA...
Desde o começo, lá no início... Sabia da preguiça que me daria alimentar o blog...
Como todo recomeço dialoga diretamente com promessas... Se não; não precisaria chamar recomeço...
Não vou prometer, mas... Já deu para entender? Né?
Bom...


O PIRANOPIRA tem um propósito ainda não explorado, que na falta de nome mais criativo chamei de casa de idéias, que gostaria de fazer valer antes da nova, digamos, morte do espaço. Este ano propus dois trabalhos de pesquisa aos meus alunos do curso de História da UEG e o PIRANOPIRA irá acompanhar suas produções de perto. Aliás, o que se espera é que o PIRANOPIRA sirva como um espaço de reflexão e questionamento dos próprios caminhos e resultados das pesquisas.  
Um dos trabalhos parte de uma inquietação historiográfica, ainda dos tempos da minha graduação, em torno dos conceitos de mito e de história no mundo antigo e sobre o que poderia haver de comum entre o pensamento grego e a tradição do pensamento ocidental? Debate caro àqueles que participaram junto comigo das reuniões esfumaçadas do NEC. Já faz quase vinte anos... Na verdade pretendemos revisitar um caminho de pesquisa, que acho que nunca deixei completamente, aberto pelo Núcleo de Estudos Clássicos da Universidade de Brasília que iniciou em 1995, o projeto “Os Estudos Clássicos hoje: Continuidade ou ruptura da tradição humanista?”, sob a orientação dos professores Emanuel Araújo, Sonia Lacerda e José Octávio Nogueira Guimarães.
O outro trabalho é resultado do encontro de um ano de 2010 riquíssimo de debates prazerosos e de um velho hábito. Os cursos oferecidos em conjunto com a Émile, o Marcelo e o Karley foram sensacionais.  Aliás, “Lost in Deleuze”, “O herói e a cidade. Tempos múltiplos da modernidade na perspectiva dos quadrinhos e do cinema contemporâneos” e “Tempo e narrativa na série House” foram um momento de reflexão mais do que interessante do papel das novas mídias no mundo contemporâneo. O velho hábito é a leitura de quadrinhos de heróis... Os leio desde que leio... Tenho uma coleção enorme. Várias revistinhas mesmo! Já tive mais. Já perdi, já dei tudo e comecei a juntar novamente. Sempre as tive e com o perdão da expressão ultrapassada sempre os achei muito legais! Mas também sempre os achei sérios e embora fossem descartáveis eu nunca os descartei. E agora, para minha surpresa, eles se tornaram fontes de pesquisa. (segue uns pedacinhos do projeto) _ “... a idéia proposta visa o cruzamento, a interpolação e diálogo entre o conjunto de medidas político-sociais aprovado pelo Congresso dos Estados Unidos, conhecido como Ato patriótico e o universo ficcional Marvel no “mega-arco” de histórias chamado Guerra Civil. Na tentativa de viabilizar um espaço de reflexão apoiado nos quadrinhos contemporâneos esta pesquisa pretende observar de que maneira o mundo dos heróis ajuda na reflexão de temas caros a historiografia contemporânea (...) realidade/ficção, mito/história, poder/política e representação/imaginário”; “(...) o conjunto de histórias que compõe este arco toma lugar num cenário onde os diversos agentes independentes da lei, chamados heróis, sofrem uma tentativa de regulamentação de seu exercício de heroicidade pelo governo Norte-Americano, exigindo o registro oficial de suas atividades e revelação de suas identidades secretas, ferindo uma das noções mais caras ao herói: a liberdade altruísta. Tal atitude divide a comunidade de superseres entre os pró-registro e os contra, colocando frente a frente e em campos opostos ícones dos quadrinhos e da cultura pop americana como o Homem de Ferro e o Capitão América (...) Em que medida a série de revistas e histórias que compõe o “mega-arco” de 128 revistas de Guerra Civil oferece um conjunto de representações capazes de auxiliar nas interpretações sobre o debate político da América contemporânea? (...) O atentado de 11 de setembro e seus desdobramentos foram um choque para o mundo comercial da Marvel, que se viu às voltas com efeitos do Ato Patriótico no imaginário de seu público leitor ao mesmo tempo em que procurava recuperar espaço comercial frente à renovação do mundo editorial de quadrinhos.”  
Ao trabalho PIRANOPIRA

4 comentários:

  1. começo dando as boas vindas em seu próprio território, seja bem vindo...
    e vou confiar em suas promessas e compromissos com seu público, também quero dizer que quem "segue quer ser seguido" estou te seguido e aguardo que seja seguidor também de quem acompanha seu blog.

    estamos aguardando este blog funcionar a todo vapor e esperamos que o curso de Roma também tenha um final feliz.
    aqui vai o endereço dos blogs que aguardam sua atenção.

    www.anarkilopolis21.blogspot.com
    www.bomba-h.blogspot.com

    um grande abraço.

    Marquinho.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. E aí Juliano adorei o blog, é bem a sua cara, também pudera é seu né. O que me chamou a atenção, entre outras coisas, foi esse... não sei se posso chamar de artigo, que tem a imagem da guerra civil. Principalmente o comentário sobre os herois dos quadrinhos pois sempre gostei muito, apezar de nunca ter acompanhado por falta de grana rsrsrs. a primeira que consegui ler foi uma edição rasgada de OS NOVOS TITÃNS EM NA MIRA DOS ASSASSINOS o resto que acompenhae foi pela tv. Mas sempre comprei umas edições isoladas, não tem a mesma graça mas é o que se pôde fazer. O clima aquí no blog é bem JULIANO PIRAJÁ, muito bom mesmo. Bem... esse comentário ta ficando muito grande depois leio mais. valeu Juliano, o PIRANOPIRA ta show.
    Jairo

    ResponderExcluir
  4. Cara sensacional o blog...100%..
    numca vi igual, realmente e indiscritivelmente sensacional.
    Leonardo Flor.

    ResponderExcluir