terça-feira, 11 de maio de 2010

Hoje é dia de falar da Seleção Brasileira


Saiu hoje a convocação dos 23 jogadores que farão parte da seleção brasileira na copa do mundo na África do Sul. Poderia dizer que são os 23 jogadores que representarão o Brasil na África, mas isso não seria de todo uma verdade. Alguns desses senhores convocados não me representam, não se passam por mim e nem mesmo lhes daria uma procuração para agir como meus representantes. Portanto no quesito representatividade eles já começam perdendo. Minha mãe me conta que em 70 quando a copa começou lá no México ela ficou dividida, não sabia se torcia contra ou a favor por causa de tudo que rolava por aqui. Nunca tirei suas razões. Torcer pela Seleção Brasileira não é muito uma escolha, parece que recai sobre os nossos ombros essa obrigação. Meu amigo e irmão Luiz Henrique, parece ter deixado bem claro no seu excelente texto Do complexo de vira-latas ao homem genial: o futebol como elemento constitutivo da identidade brasileira nas crônicas de Nelson Rodrigues, João Saldanha e Armando Nogueira, que o futebol no Brasil, quer se ame ou odeie, é elemento fundamental e em alguns casos, como ele bem mostrou, da forma e aparência as identidades brasileiras. Concordo com ele, o futebol suscita ódios e paixões, marca nossa maneira de ver muitas coisas, nos separa e nos une e, sem estender muito... futebol é muito bom! E em todo país que gosta de futebol acho que a regra é a mesma. Argentina, Inglaterra, Espanha, Itália não são diferentes do Brasil neste ponto. Quando suas seleções entram em campo outras milhares de coisas entram juntas e não só os atletas. Não é só patriotismo e nacionalismo como se poderia pensar. Tem de tudo. Prá minha mãe em 70, por exemplo, tinha a ditadura. Dito isso não acho que só por que é Seleção Brasileira nós temos que torcer por ela! Seleção tem haver com identidade como disse o Luiz. Como já escrevi aqui no piranopira antes, em 1982, chorei pela derrota! Amava aquele time! Mas em 2010 se o Brasil ganhar com esse time mediano e vou chorar bem mais. E de raiva! Quem é esse Dunga? Que nem leu o Luiz Henrique? Que não entendeu que não é o dono da bola? E que nem gosta de futebol? - Embora o futebol colabore na formação das identidades nacionais, ‘Patriotada’ seu Dunga, não ganha Copa!

Um comentário: