sábado, 20 de março de 2010

Go Gunners!

Não comentei antes por que estava com medo! Gosto de futebol. Muito! Nasci Flamengo, vi aquele timaço dos anos oitenta, campeão do mundo, e vi meu herói das tardes de domingo, Zico, ir embora para a Europa. Isso não era como é hoje em dia. Não senhor! Me lembro da comoção quando ele partiu. Havíamos sido campeões... Aquilo sim foi um ‘chôrôrô’.Talvez por esse motivo comecei a me interessar pelo futebol jogado na Europa. A derrota da seleção de 82, que me parecia imbatível (pelo menos na cabeça de um guri de 11 anos) também me incentivou a olhar mais de perto o futebol e não só a paixão pelo Flamengo, Zico e companhia. ‘- Futebol é coisa séria’, diz um moderno clichê. Para mim sempre foi e ficou provado na Tragédia de Heysel na Bélgica. Quando os torcedores do Liverpool e da Juventus se pegaram num pau Homérico deixando como saldo 38 mortos e sei lá quantos feridos. Os torcedores ingleses foram considerados culpados pelo descontrole (boçalidade mesmo) e os times ingleses foram banidos das competições européias por um longo período. Culpa do Liverpool, pra mim na época, e como eu já tinha uma birrinha com os caras, pela expectativa criada antes da final com o Mengão lá no Japão, comecei a procurar um time que pudesse vencê-lo lá na terra da rainha mesmo. Foi difícil! Naquela década de 80 o Liverpool ganhou quase tudo, com exceção do Everton do Lineker e do Arsenal do Alan Smith mais nenhum outro time deu calor no time da cidade dos Beatles. Dessa época me lembro duas coisas: 1. Como era difícil ter notícias disso. 2. Me apaixonei pelo Arsenal. Nem sabia direito quem eram os caras, veja só como é o Futebol. Daí prá frente só vi o Arsenal montar timaços, li o Febre de Bola do Nick Hornby e a paixão só aumentou. Que me perdoem os puristas, mas o futebol jogado pelo Arsenal desde então me lembra muito a seleção brasileira de 82. Às vezes ganha às vezes perde, mas o futebol apresentado, fala sério: é lindo! O medo? Ah!!! O medo é do Barcelona, que também joga bonito. Mas como eu disse, ‘estava com medo!’. Hoje depois da vitória do Arsenal contra o West Han United, pela Premier League, jogando com menos um, sem um monte dos considerados titulares (machucados a maioria) o medo passou. Tenho certeza que nos dias 31/03 no Emirates Stadium e 06/04 no Camp Nou vamos assistir os melhores jogos da temporada. Go Gunners! Que vença o futebol mais bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário